SINDPOL

Notícia

Déficit de policiais deixa mortes sem explicação.

Direção da Polícia Civil culpa efetivo insuficiente por atraso na conclusão de investigações de homicídios.

Déficit de policiais deixa mortes sem explicação.

Déficit de policiais deixa mortes sem explicação

Falhas estruturais, número de efetivo insuficiente e falta de preparo adequado do policial. Segundo a própria cúpula da Polícia Civil, essas são as principais dificuldades da corporação para completar a investigação de homicídios. Minas é o Estado que concluiu o menor número de inquéritos antigos desse tipo de crime, aponta levantamento dos conselhos nacionais do Ministério Público e da Justiça.

O Estado mineiro concluiu apenas 3,24% dos 12 mil assassinatos com inquérito instaurado até 2007. Além de ter a pior produtividade do país, Minas fracassou na meta do Governo Federal de encerrar 90% desse tipo de caso. “A explicação para isso é o número de efetivo muito aquém da nossa realidade e as dificuldades estruturais. Além da falha na formação do policial, que poderia render muito mais se tivesse uma preparação, por exemplo, para investigar homicídios”, justifica o Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Paulo Bitencourt.

O delegado explicou também que a falta de pessoal fez com que os trabalhos para finalizar os casos atrasassem e só começassem, efetivamente, em meados do ano passado. O próprio Governo já admitiu que há um déficit de 2 mil policiais civis no Estado.

Bittencout pondera a busca da polícia em desvendar os crimes, o que explica o baixo número de arquivamentos – 43%, bem abaixo da média do Sudeste (91%).

“Não vamos descartar uma investigação só porque o caso é antigo. Queremos dar resposta à sociedade e mostrar o trabalho da Polícia Civil”, diz o delegado-geral.

Esclarecimento:

De acordo com o Planejamento Estratégico da Polícia Civil seriam necessario para atendimento satisfatório da população, um efetivo de 18 mil policiais civis, na ativa hoje são cerca de 9 mil; portanto, o déficit não se resume em 2 mil policiais, a Polícia Civil precisa de, no mínimo, dobrar o efetivo.

Fonte: Jornal Metro BH, 15 de junho de 2012

Autor do post


Notice: Trying to get property 'roles' of non-object in /home/u355744410/domains/sindpolmg.org.br/public_html/wp-content/themes/Sindpol/single.php on line 170
Cargo não definido

Não há biografia disponível para este autor.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um filiado e tenha benefício exclusivos

Sindicalizar-se é proteger sua carreira. Venha para o SINDPOL-MG!

Posts Relacionadas

Este post não possui categorias associadas.