Comemoração de militares termina em pancadaria.

Brasília. O que era para ser uma comemoração dos militares pela passagem dos 48 anos do que eles denominam de "revolução" e culminou em 21 anos de ditadura no Brasil virou uma grande confusão no centro do Rio. Cerca de 350 pessoas, entre eles representantes do PT, do PCB, do PCdoB, do PSOL e do PDT, além de movimentos sociais de esquerda, bloquearam a entrada principal do Clube Militar e tumultuaram a chegada dos convidados para o evento.

O tempo todo, gritavam palavras de ordem, chamando os militares de "torturadores, assassinos e covardes". Cada militar que chegava ao local era cercado, xingado e só conseguia entrar no prédio sob escolta da PM. O policiamento do local foi feito pela tropa de choque.

A confusão, que começou com xingamentos, acabou em socos e pontapés entre um manifestante e um militar, que revidou ao xingamento do estudante de Ciências Sociais Antônio Canha.

O militar pegou o celular do estudante, que reagiu e acabou sendo atingido por uma pistola de descarga elétrica. Ele foi levado pela PM num camburão, o que provocou mais revolta de quem protestava.

No momento em que o jovem foi colocado no camburão, várias pessoas tentaram impedir que ele fosse levado, cercando o veículo. A PM, então, usou de spray de pimenta para dispersar a aglomeração.

Os manifestantes também derramaram um balde de tinta vermelha nas escadarias do Clube Militar, representando o sangue derramado durante a ditadura, e atingiram um segurança do local com ovos.

Nas ruas próximas, havia vários cartazes com frases como "Ditadura não é revolução", além de fotografias de desaparecidos durante os anos de chumbo. Parentes de desaparecidos compareceram ao protesto.

Os militares, que ficaram o tempo todo acuados dentro do prédio, foram saindo aos poucos pela porta dos fundos do local e escoltados pela polícia.

Anistia

Validade. Estava na pauta de ontem do Supremo Tribunal Federal o julgamento sobre a validade da Lei da Anistia em caso de desaparecidos políticos. Até o fechamento desta edição, a matéria não havia sido analisada.

Fonte: Jornal O Tempo