Avanço: Polícia Penal inicia escoltas de presos em Belo Horizonte

18 de agosto de 2025

Uma vitória importante para a Polícia Civil de Minas Gerais começou a ser registrada nesta semana. Após intensa cobrança do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindpol/MG), a Polícia Penal passou a assumir as escoltas de presos na Central de Flagrantes (Ceflan 1), localizada na rua Pouso Alegre, no bairro Floresta, em Belo Horizonte.

Segundo o presidente do Sindpol, Wemerson Oliveira, a mudança é resultado de pressão direta do sindicato junto à Chefia da Polícia Civil, à Secretaria de Justiça e Segurança Pública e ao governador Romeu Zema.

“Depois de muita luta, as escoltas da Ceflan estão sendo feitas pela Polícia Penal até os presídios. Nossa cobrança deu resultado, mas vamos continuar batalhando para que isso aconteça em todo o estado”, destacou Oliveira.

A medida atende a uma reivindicação antiga da categoria, já que a função de escolta não pertence à Polícia Civil, mas sim à Polícia Penal. Para o diretor do Sindpol, Leonardo Dantas, o avanço só foi possível pela união da categoria:

“É por isso que precisamos estar sempre unidos. Só assim conquistaremos avanços, modernização e valorização da Polícia Civil”, reforçou.

Atualmente, a medida está em funcionamento em algumas unidades de Belo Horizonte, mas o Sindpol cobra a extensão para todo o estado de Minas Gerais, de forma a liberar os policiais civis para atividades investigativas, que são sua atribuição principal.