Atividade do SINDPOL/MG em defesa da Aposentadoria de Risco e da Lei Geral em Brasília é bem sucedida com vários contatos positivos realizados.
Após um longo dia de debates participamos de audiência pública da comissão da Câmara Federal e reunião com lideranças de partidos e ainda com o Presidente da Casa o Deputado Henrique Eduardo Alves, a delegação de Minas Gerais em conjunto com as demais entidades de representação de todo país obtiveram um saldo positivo com o compromisso de não aprovação do PLP 554 que “quebra a aposentadoria especial dos Policiais Civis, Policiais Federais e Policiais Rodoviários Federais”. Também obtivemos o compromisso do Presidente da Câmara de acelerar a tramitação e aprovação da Lei Geral 1949/2007, na forma do substitutivo acordado com a COBRAPOL e demais entidades de classe da categoria Policial. Ao entardecer o conjunto de Policiais ali presentes em sinal de repúdio as dificuldades impostas pelo Governo Federal na construção de um novo modelo de segurança pública, com valorização dos operadores e modernização de procedimentos queimaram 10 caixões enfatizando a ausência de projetos e políticas públicas que sinalizem nessa direção. O clima ficou um pouco tenso em razão da intolerância e truculência da Polícia Militar do Distrito Federal que insistiu e pressionou pela não realização do ato, mas a determinação dos sindicalistas proporcionou a realização do evento com o êxito esperado.
A Direção da COBRAPOL e o Conselho de entidades se reunirão na próxima semana para deliberarem novas ações junto ao Congresso Federal e Ministério da Justiça para conclusão e pronto atendimento das matérias acima citadas (Manutenção do direito da aposentadoria de risco dos Policiais e Lei Geral).
Veja a cobertura feita pela imprensa a respeito desse tema