SINDPOL

Notícia

ACADEPOL abre inscrições para o VI Curso de Operações Policiais (COP/2025)

ACADEPOL abre inscrições para o VI Curso de Operações Policiais (COP/2025)

Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol) publicou o edital do processo seletivo para o VI Curso de Operações Policiais – COP/2025, voltado à capacitação de policiais civis interessados em integrar futuramente a Coordenação de Recursos Especiais (CORE).

As inscrições estarão abertas de 3 a 22 de outubro de 2025 e podem ser feitas pela intranet da Polícia Civil, no endereço titan.pc.mg.gov.br/inscricoes.

Formação de elite da Polícia Civil

O curso visa preparar servidores de todas as carreiras da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para atuar em operações de alta complexidade, exigindo comprometimento, preparo físico, disciplina e ética. A formação inclui treinamentos intensivos em tiro tático, combate corpo a corpo, manobras aquáticas, operações em altura, atividades em ambientes confinados e resistência a situações extremas.

Segundo o edital, “espera-se do servidor compromisso, dedicação, observância à hierarquia e respeito com todos”.

Curso de Operações Policiais (COP) é reconhecido como uma das formações mais exigentes da instituição, sendo referência nacional em qualificação técnica e operacional.

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo contará com três etapas principais:

  1. Exames de saúde – de caráter eliminatório;
  2. Teste de Aptidão Física (TAF) – eliminatório e classificatório, com provas de barra fixa, flexão abdominal, natação, flutuação, flexão de braço e corrida de 5 km;
  3. Teste de Proficiência de Tiro – de caráter eliminatório, realizado com pistolas calibre .40 S&W ou 9x19mm.

Os candidatos considerados aptos seguirão para o curso, previsto para ocorrer entre 8 de janeiro e 11 de fevereiro de 2026, na sede da Acadepol, em Belo Horizonte.

Vagas disponíveis

O edital prevê 50 vagas para policiais civis de Minas Gerais e 10 vagas para integrantes de outras forças de segurança, mediante indicação da Chefia da Polícia Civil e da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE).

Todos os participantes serão submetidos às mesmas fases e critérios de avaliação, com exigência de desempenho mínimo em cada etapa.

Responsabilidade dos candidatos

Os participantes devem arcar com todas as despesas referentes a exames médicos, alimentação, hospedagem, deslocamento e munição utilizada nas provas. A Acadepol reforça que não haverá pagamento de diárias ou fornecimento de transporte durante o processo.

Todas as informações, resultados e convocações serão publicadas no Boletim Interno da Polícia Civil, sendo responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar as atualizações.

Excelência e valorização profissional

Para o Sindpol/MG, cursos como o COP representam avanços importantes na qualificação e valorização da Polícia Civil, mas também evidenciam a necessidade de melhores condições estruturais e reconhecimento profissional.
A entidade destaca que a busca por formação continuada deve vir acompanhada de investimentos em efetivo, equipamentos e valorização salarial — pilares fundamentais para garantir uma segurança pública eficiente e humanizada.

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um filiado e tenha benefício exclusivos

Sindicalizar-se é proteger sua carreira. Venha para o SINDPOL-MG!

Posts Relacionadas

Este post não possui categorias associadas.