Durante visita técnica à Delegacia Regional, o SINDPOL-MG constatou que Investigadores de Polícia são retirados de suas atividades para realizar escoltas de presos em deslocamentos que podem chegar a dez horas
O SINDPOL-MG realizou uma visita técnica à Delegacia Regional de São Sebastião do Paraíso para acompanhar as condições de trabalho e ouvir as principais demandas apresentadas pelos policiais da unidade.
A entidade foi representada pela diretora Vânia Cristina e pela gerente do Corpo Jurídico do SINDPOL-MG, Dra. Tainah. Durante a visita, elas constataram uma realidade preocupante, que também se repete em outras regiões de Minas Gerais: a falta de efetivo, agravada pelo afastamento de Investigadores de Polícia de sua atividade-fim.
Investigadores deixam a investigação para realizar escoltas
Um dos principais problemas identificados foi a utilização de Investigadores de Polícia no transporte e na escolta de presos até unidades prisionais.
Dependendo do presídio para o qual o detento é encaminhado, o deslocamento pode representar até dez horas de viagem. Nesse período, profissionais especializados deixam de cumprir diligências, levantar informações, localizar suspeitos, ouvir testemunhas e executar outras atividades indispensáveis à apuração de crimes.
A situação se torna ainda mais grave diante do déficit de servidores enfrentado pela Polícia Civil. Em equipes que já trabalham com número reduzido de profissionais, retirar Investigadores de suas atribuições significa diminuir ainda mais a capacidade de investigação e de resposta à população.
Investigador tem que investigar
Para o SINDPOL-MG, essa realidade não pode ser tratada como algo normal. O Investigador de Polícia exerce uma função essencial na produção da investigação criminal e precisa ter condições para cumprir plenamente suas atribuições.
A utilização recorrente desses profissionais em atividades que os afastam da investigação representa desperdício de mão de obra especializada e amplia a sobrecarga das equipes.
As consequências não recaem apenas sobre o policial. Elas atingem as investigações, atrasam a apuração dos crimes e prejudicam toda a sociedade, que depende de uma Polícia Civil eficiente e preparada.
SINDPOL-MG cobra solução definitiva
As visitas técnicas realizadas pelo SINDPOL-MG têm como objetivo conhecer a realidade das unidades, ouvir diretamente a categoria, registrar os problemas encontrados e cobrar providências dos órgãos responsáveis.
O Sindicato continuará fiscalizando as condições das delegacias de Minas Gerais e cobrando do Estado a recomposição do efetivo, o respeito às atribuições dos Investigadores de Polícia e uma solução definitiva para o transporte e a escolta de presos.
Minas precisa de Investigadores investigando.
Deixe seu comentário