16 de Julho é comemorado o dia da nossa Linda Minas Gerais. Parabéns a todos os mineiros!!!

18 de julho de 2023

“Dia 16 de julho, é comemorado o Dia de Minas Gerais!

“Oh! Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais. ” Nosso lindo estado comemora hoje, 16 de julho, o Dia de Minas Gerais. A data foi instituída em 1979, pela lei nº 561.

Esse dia, em que também é celebrado o dia de Nossa Senhora do Carmo, foi escolhido como um marco da chegada da bandeira chefiada pelo Coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça ao local onde hoje está a cidade de Mariana, em 16 de julho de 1696. Mariana hoje é considerada o “berço da civilização mineira”, foi a 1ª capital (1709), a 1º vila (1711), a 1ª sede de bispado (1745) e a 1ª cidade de Minas Gerais (1745). Justamente por ser pioneira em tantos momentos, o dia 16 de julho, marco do povoamento na cidade, foi escolhido para ser o dia de Minas Gerais.

E cá para nós, um Estado cheio de belezas, que tem um dialeto único – o mineirês –, a terra do pão de queijo e tantas outras coisas maravilhosas, merece muitas celebrações!”